Questões Frequentes

Q?

Onde me inscrevo?

R.

Inscrições no Departamento de Karate do Boavista Futebol Clube. Entrada pelos campos de treino. Por baixo da bancada norte, 1º andar.

Q?

Qual o material necessário para praticar Karate?

R.

Karategi (fato de karate), nas primeiras aulas é possível a utilização de fato de treino; chinelos; utensílios para o duche.

Q?

Posso fazer competição?

R.

Os jovens podem e devem ter a sua vivência desportiva de caráter competitivo e o Karate permite-o de forma plena. No entanto, de forma a ser competitivo nas provas a disputar, o jovem deve primeiro atravessar uma formação global na modalidade, que lhe sirva de base a este tipo de treino. A participação em competição, exige também um treino assíduo.

Q?

E as luvas, caneleiras e outro material?

R.

As luvas, caneleiras, protectores de peito, protectores bocais, entre outros, são materias utilizados nas competições de Karate. Servem para elevar a segurança dos atletas e aumentar a espetacularidade dos eventos. A sua utilização no treino tem como finalidade apenas a preparação para as provas. É importante que os atletas que se iniciam na competição, adquiram os seus próprios equipamentos.

Q?

Tenho seguro?

R.

Após a inscrição no clube, é realizada a inscrição associativa e federativa, passando o praticante a usufruir do habitual seguro desportivo proporcionado pela Federação. Este seguro é obrigatório.

Q?

Necessito de efetuar exames médicos?

R.

Os exames médico-desportivos devem ser realizados anualmente e renovados no mês de aniversário do praticante. Dado que todos os praticantes são federados, o exame médico-deportivo é mesmo obrigatório por Lei. Sem estes exames, a praticipação competitiva nem é sequer permitida.

Q?

O Karate é uma modalidade violenta?

R.

O Karate não é uma modalidade desportiva violenta. Apesar de ser uma modalidade de combate, as regras de conduta são muito claras e o respeito pela integridade física dos praticantes é um valor em elevada conta. No treino a dois, as técnicas de Karate devem ser interrompidas antes de atingirem o alvo. Esta ação demonstra controlo técnico e protege os próprios praticantes. O número de lesões no Karate deste clube tem sido sempre reduzidíssimo.

Q?

Sou federado?

R.

Após a inscrição no Karate do Boavista FC e entrega de toda a documentação necessária, o clube realiza a inscrição/revalidação do praticante na respetiva Associação Desportiva e na Federação Nacional de Karate - Portugal.